O meu próximo projecto é uma saia de bombazine, em castanho. O modelo vem na Burda de Novembro de 2008 (modelo 104).
O trabalho já vai avançado, mas aqui ficam algumas dicas...
Este tecido, envolve alguns cuidados especiais por largar muito pêlo.
Por isso mesmo, e sem o modelo o pedir, fiz um forro em toda a saia. O forro vai ser aplicado no final da peça, excepto nos godes laterais mais pequenos, nos quais o forro se aplica em primeiro lugar.


1 - A primeira coisa a fazer é, com a ajuda de uma bitola, marcar a bainha. Eu fiz de 2,5cm como pedem as instruções.
Em vez de começar numa ponta, começei a marcar a bainha a partir do centro, para não correr o risco de a bainha ficar toda puxada para um lado.

2 & 3 - Como ao marcar a bainha obtemos tecido excedente, temos de fazer pequenos golpes em toda a bainha.
ATENÇÃO os golpes não pode ser muito profundos, tem de se deixar tecido sem golpear suficiente para ficar à vista (eu deixei cerca de 7mm sem golpear).
Se o tecido for grosso ou se mesmo com os cortes ficar tecido a mais, fazer triângulos nos cortes já feitos. A
Tany tem uma explicação optima!
Depois passar um alinhavo a cerca de 4mm e retirar os alfinetes.

Com os passos 2 e 3 feitos, fica assim do lado direito
4&5 - Fazer a mesma coisa ao forro. Depois passar, tanto o tecido como o forro, a ferro com bastante vapor. Retirar o alinhavo do tecido e com alfinetes, prender o forro ao tecido (avesso com avesso) como está na foto. Eu deixei o forro a cerca de 5mm do tecido. Assim nunca se verá do lado de fora.
6 - Para coser o forro ao tecido usei um ponto "quase invisível". Nesta fase há que ter cuidado para não deixar quaisquer marcas do lado direito do tecido.
Dica para o ponto 6: para ter a certesa que a agulha não chega ao lado direito do tecido sem termos de estar sempre a virá-lo a cada ponto que damos, podemos fazer o ponto "quase invisível" pondo o indicador por baixo. Isto requer já alguma prática com bordados para não corrermos o risco de picarmos o dedo!
E o forro destas peças está pronto!
Para o resto do forro: primeiro unir todas as peças (praticamente faz-se uma saia toda em forro) e só mesmo no final é que se une com o tecido!