terça-feira, 11 de novembro de 2008

Casaco encarnado... finalmente!


Depois de tantas vezes olhar para este tecido e de acabar projectos que tinha pendentes era altura de lhe deitar mãos à obra. Era, sem dúvida, aquela peça que estava a faltar para vestir.

Este não foi fácil e tive de batalhar quase até ao desespero para que tudo saísse bem!

Para começar, este modelo veio na burda de Agosto. E se olharem para o plano do casaco vêm que a parte de trás, em baixo é feita em franzidos. Fiquei um bocado desidulida com isso mas logo remeidei. Assim, reconstrui a parte de baixo de trás, guiando-me pelas peças da frente, para que ficassem com a forma do corpo e não a direito, podendo pôr em causa todo o trabalho!

Onde tive maiores dificuldades foi a embeber as mangas (alinhavei-as +/- 3 vezes, até que estivessem aceitáveis) e o forro. Sim, o forro... quando tudo parecia estar quase pronto... apercebo-me que o forro é parcial. Eu estava à espera de um forro que cobrisse toda a parte interior do casaco! Mais uma vez não tive grande escolha e tive de reconstruir o forro interior, e ter em conta que tinham de coincidir com o forro parcial já cosido, que por acaso era mais largo.
Enfim, depois de várias tentativas frustradas... lá faço umas pinças discretas em baixo e bate tudo certo!

Quanto aos chumassos (sabendo que vou ser criticada por esta opção), simulei ao espelho vestir o casaco com eles e sem eles. Como o casaco é justo e encorpado, os chumaços davam um ar muito pesado. E de qualquer maneira achei que já estava bem sem eles... não os incluí.
















Para os bolsos, as instruções da revista são suficientes, e no livro da burda, além de boas explicações vêm ilustrações, que são muito bem vindas quando não se percebe alguma coisa.
Como demora o seu tempo... é um casaco para se ir fazendo. Trabalhei-os durate algumas semanas. Mas tirando os ajustes, é só uma questão de tempo!
Por último, e não menos importante, quero agradecer a quem passa, a quem lê e a quem comenta. Lamento não responder individualmente, mas o tempo, infelizmente, não estica.

12 comentários:

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana .- É PERFEITO!. trabalho tem sua recompensa, e esse casaco é divino. Você já sabe que eu amo botöes de metal e com a cor vermelha são preciosos. Parabéns. beijos e até breve.

Paco

Tany disse...

Concordo com o Paco, o casaco ficou PERFEITO, adoro-o! Os botões foram muito bem escolhidos para este estilo e a cor, bem, é só a minha favorita! Estás de parabéns, amiga!
E quanto ao tempo, somos duas! Já ves há quanto tempo estou a fazer o meu casaco de veludo... Vamos ver se o termino no fim-de-semana! Já me apetece passar ao projecto seguinte!

Beijinhos!

Laila disse...

Olha Ana, não posto meus trabalhos de costura, por um lado por estarem parados e por outro é por estarem Longe, muito longe dos seus resultados. Parabéns!!!!

Catarina disse...

Ana, o casaco está espectacular! Fantástico.

E assenta-te que nem uma luva. Parabéns1

Celina disse...

Oh Ana, estás de PARABÉNS! Ficou FANTÁSTICO! Valeu a pena todo o trabalho porque tens aí uma peça linda! Adoro os acabamentos e gostei de saber como deste a volta às dificuldades. No final resultou tudo perfeito. Agora tem cuidado quando o levares à lavandaria!! ;)
Bjs

Ana's Closet disse...

Paco - Muito obrigada Paco! Achei que valorizavam mais o casaco os botões a imitar metal do que uns estampados (como sugere a revista). Além disso, a cor do casaco já é bastante chamativa...

Tany - Estou contigo. Eu também sou assim, quando um projecto já vai bem encaminhado e só faltam os acabamentos como logo a preparar o próximo!

Laila - nunca deixes que a pouca experiencia em costura (que não acho que seja o teu caso, vendo os trabalhos que fazes) te impeça de partilhar o que quer se seja. Aprende-se sempre alguma coisa, quer fazendo, quer com os comentários dos outros. =)

Catarina - Obrigada =)

Celina - Obrigada. Acho que já não faço um projecto sem que haja precaços.. lol eu tb pensei o mesmo em relação à lavandaria. Isto porque li num livro que este tipo de tecido leve ser limpo em lavandarias, de preferência a seco. Acho que só lá vou no início do próximo inverno, se até lá não se sujar. E já estou a fazer figas!

Sismada disse...

Parabens!Um projeto lindo, ficou espetacularemente lindo!

Ana Carina disse...

Finalmente tive algum tempinho para cá vir deixar um comentário.

Está muito bonito e elegante este casaco! As tuas alterações ao modelo original deixaram o casaco com um corte bem cintado.

Mais uma prova do teu excelente trabalho. PARABÉNS!

Beijinhos

Ann Made Studio disse...

I like the changes you made to this pattern. You were very successful and it looks perfect. It looks great on you, well done :)

Corteygrif disse...

Ola Ana
gostei muito do casaco e a cor tambem è uma das minhas favoritas.
o detalhe da manga faz a diferença,e o improviso nos teus acabamentos resultaram perfeitos.
boa semana
bjs
ROSA

Ana's Closet disse...

Sismada - Muito obrigada =)

Ana Carina - obrigada! Quanto ao teu comentário sobre os meus progressos: acho que só consigo ter essa noção quando olho para o que já fiz. É estranho mas todos os projectos que começo, é como se fosso o primeiro. Sempre aquele receio de como vai ficar e se o consigo acabar... Até que as coisas naturalmente vão ganhando forma.

Ann's fashion studio - Welcome! That's for visit and coment. I wasn't shore about the changes in the begining, but in the end... it works. =) Some lucky

Corteygrif - Muito obrigada Rosa!

Eden disse...

Olá Ana.
O casaco ficou estupendo: o vermelho é uma das minhas cores favoritas (empata com o preto que é a minha outra cor de predilecção).
Parabéns!
Bjs.