sábado, 24 de janeiro de 2009

Pompons e progressos da mala Gerard Darel


Apenas sabia como se faziam os pompons normais e não os que a mala original tem. Por isso fiz uma adaptação do que já sabia para os fazer:


1 - Arranjar uma cartolina ou papel rijo (também servem várias folhas de papel sobrepostas). A altura do papel, que neste caso é no sentido da bitola, vai determinar o comprimento o pompom. Eu fiz com 5.5cm.


2- Enrolar a lã à volta do papel/cartão deixando o fio laço, não apertado. As pontas devem ficar para baixo, com um comprimento aproximado de 5.5cm (ou valor do comprimento do pompom final).



3 - Depois de enrolado, pegar num pequeno fio de lã e fazê-lo passar por dentro da lã já enrolada, junto do cartão. Em seguida dar um nó apertado na parte de cima. (as pontas estão na parte de baixo!)
Esta fase é crucial, pois se não ficar o nó mesmo apertado ou mesmo em cima, poderá comprometer o resultado final.


4 - Corta-se a parte de baixo (onde estão as pontas).
Há que ter o cuidado de não deixar desandar o nó, que está em cima, ou a lã, para que as pontas em baixo fiquem todas niveladas.


Por esta altura, temos este resultado!


5 - Apertar os fio numa mão e com a outra pegamos num fio e damos duas ou três voltas bem apertadas junto à parte de cima (onde está o nó) do pompom.




6 - Depois é só aparar as pontas que possam ser ficado desalinhadas e pôr as pontas deste último fio, que ficou á volta, para dentro do pompom com a ajuda de uma agulha de croché.
Este foi o pompom experimental. Felizmente correu bem à primeira, embora tenha ficado um bocado "gordinho" demais.

Tive mais cuidado a fazer o resto e ficaram assim:



Quanto à mala, o trabalho de croché já está todo feito. Acabamos (eu e a minha mãe) por fazer um mala com quatro partes (frente e trás e duas laterais) e um fundo, feito logo no início. Estas quatro partes foram logo feitas em conjunto com o fundo. E no final foi só coser a parte da frente e das cortas às laterais, ficando as costuras quase invisíveis.
Por isso alterei a receita da bolsa. Utilizei estas instruções como base, mas fiz umas totalmente novas, já tendo em consideração as dimenções que queria da bolsa e o tamanho das laçadas (que variam consuante a grossura da lã e da agulha de croché).
O trabalho foi andando devagarinho, porque com uma criança cá em casa é difícil estar muito tempo descansada de volta de alguma coisa. E quem fez a maior parte do trabalho (frente, costas e fundo) foi a minha mãe.
Pois é, fui eu que fiz as laterais. Depois de ver a minha mãe a "crochetar" achei que não era muito difícil, por isso fui ao youtube, e encontrei lá umas explicações muito boas. Foi o suficiente para eu conseguir acabar a mala, sem ter de esperar muito mais. =)
Ficam aqui algumas fotos:





Agora só falta o interior da mala e as alças. Quanto ao interior, vou inspirar-me nas que já tenho. Para as alças (sim, estou a pensar em fazê-las eu), ainda tenho de ir às compras. Espero que resultem bem, senão o trabalho fica todo comprometido.

10 comentários:

Sismada disse...

Fogo que inveja ;) Eu não tenho jeito nenhum para o croché!
Parabéns por mais um lindo trabalho! Beijinhos

Celina disse...

Os pompons ficaram perfeitos! E que rapariga expedita, ir aprender croché para acabar a mala, assim é que é! Acho que a mala está o máximo. Quanto às alças, se não correrem muito bem, tens sempre a alternativa da Tany, e aproveitar umas de uma mala barata... Estou curiosa para ver como as vais fazer!
Bjs

Anónimo disse...

Eheeee, agora somos duas a fazer bolsas?
Benvinda colega!!!!
Beijo grande...

Ana Carina disse...

Ana,

Está a ficar muito bonita a mala de croché! Vais fazer furor em qualquer sítio que fores com essa mala!

Fico a aguardar como ficarão as alças.

Beijinhos

Tany disse...

Foi assim que fiz os meus pom-pons (ou borlas)! A bolsa está a ficar LINDA!!!! Também estou curiosa quanto às tuas alças, mal posso esperar para ver a bolsa pronta!

Ann Made Studio disse...

The purse looks wonderful so far.
You and your mother are doing very nice work together.

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana - você tem um prémio no meu blog. você goste.

besos, Paco

Corteygrif disse...

AI AI,estou a ficar cada vez mais apaixonada por essa bolsa,a cada uma que vejo,tem o seu encanto,em diversas versoes!
ainda faço uma tbm(hehehe)
ficamos curiosas à espera de vela pronta!
boa continuaçao
bjs
ROSA

Tricô e Mais Tricô disse...

Ana, ficou linda a bolsa, e também o tutorial.
Beijos

Clara disse...

Me encanta esta cartera.
Saludos.