Integrei-o na lista de projectos de Outuno do ano passado, como o primeiro "desenhado" por mim. Já tinha uma ideia clara de como o queria, mas faltava-me uma solução para a peça ficar cintada.
Por isso ficou em stand by.

Este é o esquema do projecto. É composto por dois rectângulos grandes, que se unem em cima, deixando apenas o suficiente para o decote. Todo o tecido restante ficava solto!
Escolhi uma fita de cetim para cintar a túnica (a ideia inicial era utilizar fita de veludo, mas com o tempo, ao fazer e desfazer os nós, a fita ficaria sem graça =/ ).
De qualquer modo, tenho sempre a vantagem que puder mudar a fita quando quiser!
Para fazer passar a fita, como o tecido é muito delicado e muito difícil de trabalhar, a solução foi fazer casas de botão! Para as conseguir fazer, colei entretela no avesso. Depois de casear, foi só descolar o que estava a mais de entretela e cortar. (neste tecidos muito leves a entretela descola-se muito facilmente, o mais difícil é conseguir colá-la!)
Para determinar o sítio para as casas de botão, medi a minha cintura e dividi por dois. O resultado dava-me o espaço entre cada casa na parte da frente e na parte de trás (ambas iguais).
Depois medi-me desde o pescoço até à cintura.
Estas duas medidas deram-me a indicação do sítio certo para as casa de botão.
Não vos faço esperar mais! Fica aqui o resultado:

