sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Saia bombazine

Terminada a saia é tempo de vos pôr a par dos resultados.



Esta três primeira fotos mostram como fiz o fecho invisível, sem a peça própria. Cheguei mesmo a comprar a tal peça, mas era alta demais e não a consegui encaixar na máquina de costura.
Esta sugestão foi-me dada pela Tany, que sempre me tem ajudado quando encontro dificuldades.
Podem encontrar o tutorial aqui .
O segredo está em passar o fecho invisível a ferro. Isto ter-me-ia poupado imenso tempo e trabalho no vestido Shiva Diva.



Relativamente a alterações na saia, fi-la toda em fiés. Não sei se melhor ou pior do que ter feito como mandavam as instruções (a direito), mas ficou com um cair óptimo.

Recomendo vivamente a bombazine para costurar, é elástica e muito macia! O único senão é ter de varrer o chão sempre que vou costurar (larga muito pêlo).

Por último, e em consequência de ter optado por fazer a saia em viés, a zona da cintura teve de ser cortada a direito. Fiz esta parte um boadinho mais comprida do que pede a revista, para que a saia não me ficasse pela cintura, mas um bocadinho mais abaixo.

Fonte: Burda Novembro 2008, modelo 104 B.

10 comentários:

Corteygrif disse...

ola Ana
eu especialmente adoro o tecido,a tecnica que usaste em vies dà sempre um cair diferente na peça,fica te muito bem!
hà 2 dias entrei em uma loja para comprar este tecido,que vergonha deu me uma branca,nao me lembrava o nome em Portugues para me explicar,tambem nao me ajudava de nada,aqui chamam lhe de PANA.
muitas palavras de costura,vou apanhando com o PACO.
enfim vivendo e aprendendo.
bom fim de semana
bjs
ROSA

oppsss!parabens pelo premio,è sempre um bom incentivo para continuar a fazer as nossas artes!
pra semana tenho algo para ti!!!???

Eden disse...

Olá Ana.
A saia ficou muito gira e assenta muito bem! Adorei!
Magnífico este teu trabalho!!!

Aproveito para te desejar os parabéns pelo prémio.

Pelo facto de teres cortado o tecido em viés, significa teres mais tecido disponível? Ainda não tenho bem a noção destas coisas :D

O link para o tutorial sobre o fecho invisível não ficou activo.
Bjs e bom fds.

Ana Carina disse...

Olá Ana,

Isso é que foi arriscar: cortar a saia totalmente em viés. É mais difícil ajustar uma peça cortada em vies para que o cair seja perfeito. A tua saia ficou giríssima com o detalhe dos godés laterais, de que eu tanto gosto.

Sismada disse...

Linda, estes fechos dão sempre dor de cabeça! E ficou uma peça giríssima para usares dia a dia ao em ocasiões mais especiais. Amei!
Beijinhos e até breve

Tany disse...

Ficou perfeita e fica-te muito bem, ainda mais estilizada com essas botas lindíssimas! Fizeste um trabalho perfeito com o fecho, e logo à primeira! Muito bem mesmo!

Beijinhos!

Diana C disse...

Ficou mesmo bem! assenta-te muito bem, e os folhos laterais dão-lhe algo mais especial, e os acabamentos estão perfeitos e profissionais!

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana - "super" esta saia. Eu nunca cortar PANA no viés, mas vendo ela saia nota que o resultado é fantástico.

parabéns. beijos,

Paco

Celina disse...

Está linda! E o modo como fizeste o fecho invisível está perfeito. Parece que a tua ideia de cortar a bombazine em viés foi um tanto arriscada (não sei, porque nunca trabalhei com esse tecido) mas no fim resultou muito bem. A saia tem um óptimo cair. Parabéns!

Ana's Closet disse...

Corteygrif - Obrigada Rosa! Eu consigo ser pior que tu: troco inclusivé os nomes dos tecidose só quando os vejo é que reparo que não é nada daquilo! lol

Eden - Não, pelo contrário. Normalmente em viés, como a disposição das peças é diferente, tem de se fazer alguma ginástica para que o mesmo tecido (metragem) dê. E algumas vezes não é possível, é necessário comprar um bocado mais. Neste caso tive sorte!

Ana Carina e Celina- Sem dúvida. tive de fazer várias experiências até bater tudo certo e não me faltar peça nenhuma! Para me orientar utilizei as setas (que vêm nos moldes) que indicam o sentido em que devemos colocar as peças em cima do tecido.

Sismada - obrigada

Tany - obriga eu! sem ti talvez tivesse cosido o fecho invisível todo à mão ou deixasse este projecto de lado até alguma coisa me ocorrer!

Diana - Obrigada, deu trabalho, mas valeu a pena

Paco - eu inspirei-me numa saia que a minha mãe tem que é assim. e utilizei um modelo moderno! Trabalha-se muito bem.

Marca de Água disse...

Adorei, especialmente o pormenor em baixo! Ai, essa cabecinha nao pára! Sempre a postar coisas lindas! Ah, obrigada pelo prémio minha linda!