quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Actual confecção

Aproveitando as mini férias que tenho (até domingo) vou tentar acabar o casaco comprido de inverno que tenho andado a fazer.


O modelo que escolhi é da Patrones (6) da revista nº 272.
Estou a utilizar o tecido espinhado .

Ficam aqui algumas fotos do que já fiz:
A entretela que utilizei, parece tecido de algodão com uma parte termo-autocolante. Da última vez que fiz um casaco encorpado, pedi na loja uma entretela para casacos de inverno e deram-me uma entretela muito fininha, que mal se nota ao toque e pouco ou nada fez no casaco. Desta vez pedi a mais grossa que tinham e resultou muito bem.
Podem ver na foto que na vista da gola pus duas camadas de entretela e só uma na restante parte. Desta forma consegui dobrá-la mesmo onde é suposto.
Nesta duas fotos dá para se perceber como se montam as vistas no casaco.
Na primeira foto (direito com direito), cosem-se as vistas umas às outras e só depois ao casaco. Deixei um espaço para depois coser a gola ( onde tenho a mão).
Na segunda foto (avesso com avesso) vê-se onde se vai coser a gola e o porquê do espaço deixado.
Na gola para ter um bom cair e não fica espetada (na horizontal) e porque o tecido é muito grosso, antes de coser a gola ao casaco (em conjunto com as vistas), moldei-a, como vai ficar no casaco, e marcei com alfinetes.
Nesta foto mostro onde começo e acabo de coser a gola ao casaco. É precisamente no sítio onde pus a dupla camada de entretela, ou seja, no sítio onde a vista dobra para fora.
A entretela já está um bocadinho descolada, mas basta passar novamente a ferro e fica tudo colado. Além disso, vai ficar depois presa nas margens.
Depois de tudo cosido é este o aspecto.

Por último cosi a gola com as vistas (que ficam viradas para fora), cerca de 4 cm à mão. Acho que na foto da revista não estão cosidas uma à outra, mas eu achei que ficava melhor.
Fiz alguns ajustes, para a casaco ficar cintado. Agora estou de volta do forro e espero ter tudo pronto este fim-de-semana!
Depois mostro os resultados!

8 comentários:

Celina disse...

ADORO!! E isso é que tem sido trabalhar! Com excelentes resultados, que espectáculo, e bem explicadinho passo a passo, adoro espreitar os detalhes e a experiência das outras pessoas. Essa sequência de fotos da gola e das vistas lembrou-me de quando fiz a minha capa branca, sabe tão bem ver tudo a bater certo e a ficar com o aspecto que imaginámos! Acho que no fim-de-semana vais ter um belo casaco novo. Esse tecido é intemporal.
Boas mini-férias (que inveja) e bom trabalho!

Eden disse...

Olá Ana.
O casaco está a ficar muito giro! Estou desejosa por ver o resultado final.
Bjs.

MarcadeAgua disse...

Estou a adorar, vai ficar magnifico de certeza!! A escolha do tecido então ..impecável!

Ana Carina disse...

Ana,

Eu também adorei este modelo de casaco comprido! É lindíssimo!

Gosto do tecido que escolheste, muito na moda este ano.

Quanto aos detalhes, reparei que tens linhas paralelas na entretela. Vais usar as técnicas de alfaiataria, como a Tany explicou no blog?

Beijinhos e bom trabalho

paco peralta disse...

Ana - você sempre escolher belas modelos. Esse casaco é fantástico e do tecido com uma espinhado é atemporal., você pode usar por um longo tempo. Que tipo de revestimento será utilizado?. ...... Você pode animar o revestimento interior com uma cor contrastante. Estou impaciente para ver o casaco acabados, realmente.

beijos, até breve.

Paco

CORTEYGRIF disse...

Belissimo modelo Anna
e o tecido sempre um icone da moda
gosto imenso!
fico curiosa hà espera do resultado
boas costuras.
feliz noite
bjs
ROSA

Ana's Closet disse...

Ana Carina - Infelizmente ainda não é desta que vou usar as tão desejadas técnicas de alfaiataria. Queria só o casaco pronto para o poder usar ainda este ano, para o tecido não se estragar nem ficar fechado. Talvez não o chegue a usar, mas já fica feito!

Paco - Eu tinha pensado exactamente nisso. Estava com a ideia de fazer o interior a dourado. Infelizmente na loja não havia e lá optei por forro castanho escuro. Da próxima vez nem que corra lisboa toda, ha-de ficar com a cor que tinha pensado!

Tany disse...

Antes de espreitar o teu post final, deixa-me dizer-te que adoro o tecido e o modelo que escolheste! Beijinhos!