domingo, 8 de março de 2009

Calças ganga =)


Seguindo o molde de umas calças (122) da revista Burda de Dezembro de 2008, dei início à minha primeira confecção em ganga. Era uma coisa que há muito esperava experimentar e um grande desafio por se tratar de umas calças!

Antes de mais, o desenho técnico das calças está errado! Falta as peças do cós, que ficam mesmo por cima do fecho, onde fica o botão (comparar desenho técnico com a última foto das minhas calças)

Fiz inúmeras alterações ao modelo inicial:
- baixei considerávelmente o cós das calças. Cerca de 10cm, porque elas ficavam-me literalmente pelo umbigo! Para me orientar, guiei-me por umas outras calças que tenho, de cintura descida, e medi desde a zona entre pernas até à parte da frente do cós e fiz o mesmo para a parte de trás. Assim determinei a altura exacta, onde o cós deveria estar.

Este foi o maior stress. Porque ao baixar o cós, a peças eram demasiado pequenas, porque eram feitas para a cintura e não para as ancas. Felizmente fui logo à feira do tecido e ainda tinha muita ganga!

- em consequência de baixar o cós das calças, também tive de refazer os bolsos da frente, para ficarem com a mesma proporção.

- como por esta altura já não tinha as marcações dos bolsos de trás, devido às alterações, ainda tentei fazer uns bolsos de aplicar, muito frequentes em calças de ganga, mas acabei por achá-los pouco adequados. Assim, omiti os bolsos de trás das calças.

- era suposto as calças seram todas pespontadas, desde o joelho até a baixo aos zigue-zigues, mas não se ia ver, por serem esturas. Além disso iria engrossar consideravelmente as perna das calças, porque levavam uma camada extre de tecido. Também não fiz.

- por último, não coloquei as presilhas para os cintos, por as calças ficarem exactamente à minha medida, sendo dispensáveis. Se mais tarde quiser usar uns, guardei um bocadinho de tecido.




Depois de todas as alterações que fiz, as calças pouco têm do molde, mas de facto foi o meu ponto de partida.
Estou extremamente feliz com o resultado final. Eram exactamente esta as calças que eu queria! E eu que tenho imensos problemas com calças! Estou mesmo a ver que a melhor solução é ser eu a fazê-las.

14 comentários:

Administrator disse...

Excelente trabalho!
SonhoAzul

Clo by Clau! disse...

excelente!!! Me gusto mucho!

Tany disse...

Na minha opinião criaste o par pefeito de calças! Guarda este molde religiosamente, pois tenho quase a certeza que o vais usar mais vezes, com outros tecidos e com pequenas variações!

Este molde estava na minha lista e até comprei uma ganga elástica em cinza para o fazer... Até agora não tive tempo. Ver as tuas calças tão espectaculares, fez-me querer faze-las o mais breve possível! No meu caso não posso tirar tanto em termos de gancho porque tenho a anca alta e as calças muito descidas não me favorecem (a ti favorecem-te imenso, é o tipo de calça que te fica melhor!!!).

Beijinhos!

Catarina disse...

Sensacional!
Acho que ficaram o máximo. És super elegante e este modelo fica-te muito bem.
Parabéns.

eu... tenho ainda muito receio de fazer calças. Talvez daqui a uns tempos esteja mais confiante para fazê-lo.

Eden disse...

Olá Ana.
Eu tive umas calças em fazenda assim parecidas: eram super confortáveis.
Ao ver as tuas calças e o teu post, faz-me lembrar o meu problema com calças (e tudo o que é roupa em geral). Também preciso de uns pares de calças, mas uma ida às compras é um autêntico pesadelo...
Quero ver se pratico mais nas costuras, para me dedicar a peças mais complexas e qui ça?
Bom trabalho!
Bjs.

Celina disse...

Espectaculares! Eu nem diria que foram feitas em casa, parecem um daqueles modelos fashion das lojas :)) Depois do que contas, até dá vontade de experimentar! Uma óptima solução para quem tem dificuldades em encontrar o modelo perfeito nas lojas. Estás de parabéns!!! Ninguém te pára! Depois das calças de ganga, o que é que aí vem?! (Estou a lembrar-me da Patrones 267 que tem uns modelos muito engraçados em ganga... estarás a pensar em fazer algum?)

Diana C disse...

uau! Ficaram mesmo bem! Eu também tenho imensa dificuldade a comprar calças, e há uns tempos também comecei a fazer umas, mas ainda não acabei, não estão a ficar muito bem, fico a parecer gorda, por isso tenho de lhes fazer umas alterações! as tuas ficaram mesmo bem! parabéns!

Ana's Closet disse...

Tany - infelizmente não marquei as alterações no molde, mas aprendi a improvisar e já vai ser fácil solucionar futuros problemas em pares de calças!
Para a altura do gancho podes fazer como eu, tira as medidas a umas calças que estejam bem e usa usa-as para as calças.

Catarina - eu compreendo. Mas acredita que eu própria também tenho muitos problemas. Sempre que vou de propósito comprar calças acabo sempre por vir frustada: ou as pernas ficam muito apertadas ou na cintura ficam muito largas... um pesadelo!
Ao tentares fazer por ti consegues ter uma melhor noção de quais as soluções que mais te favorecem. Normalmente as calças a direito (sem serem justas em baixo ou à boca de sino) são as mais aconcelháveis por fazerem as pernas mais compridas!

Eden - ao contrário do que parece e quem já tem um bocadinho de experiência logo se apercebe... fazer calças é muito fácil. A parte mais difícil é o gancho, porque não se percebe muito bem o que se faz primeiro, nda que um bom livro de costura e umas calças já feitas ao lado não resolvam!

Celina - obrigada, era esse o ar que lhes queria dar. à venda só as encontro com lavagens ou rasgadas =(
Já estive a ver a revista, tem coisas lindas que eu quero vir a fazer algumas, mas não em ganga (o corpete por exemplo!) Pelo menos não em ganga azul.

Diana - Eu já vi quais são do teu blog. Acreditas que também as tive a fazer? Infelizmente tive de desistir, embora estivessem a correr bem, porque tinha cortado mal o tecido. Infelizmente, com muito pouca experiência que tinha, a única solução era comprar mais tecido e fazer umas quantas peças de novo. Acabei por desistir. Foi mesmo das primeiras coisas que andei a tentar fazer.

Anónimo disse...

Será q entendi bem? Ganga é o que por aqui chamamos jeans?

Enfim, gostei muito do resultad EM VOCÊ porque essas calças com cintura baixa não são para todos...

Bjs

Ana's Closet disse...

Laila - é isso. Também há quem chame jeans, mas cá só dá para calças. Preferimos usar o termo ganga que dá para toda a roupa feita neste tecido!

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana - estas calças estão divinas ..... e foi como uma luva. É um modelo perfeito para o dia (tomado com um blazer), ou para a noite, juntamente com um sequin-top, por exemplo.

Parabéns, foi perfeito.

besos, Paco

Ana Carina disse...

Bem...quando se fala em ganga e cosê-la em máquina normal fico com muito receio! Não é bom...para a máquina de costura porque ela trabalha em esforço quando tem várias camadas, como por ex. nas costuras...

...bem, mas ao que parece não tiveste problemas destes, também é verdade que depende das gangas (há gangas mais finas).

As calças assentam-te lindamente! E se as gostas tanto, já sei que vais usar, usar...abusar....

Parabéns por mais este belo projecto.

Beijinhos

* Atelier Ao Meu Gosto * disse...

Tudo te fica bem, és super elegante!
As calças estão fantásticas, fico de boca aberta de cada vez que passo aqui! Tens um jeito para as costuras, parabéns!

Beijinho,
Lena

Olivia Claudia disse...

As calças ficaram perfeitas!!!
Estou curiosa quanto ao teu projeto de crochê!
Olivia