terça-feira, 17 de março de 2009

Camisola

Este é, sem dúvida, um modelo "pronto-a-vestir".
Desde cortar o molde, cortar o tecido até à confecção demorei apenas duas noites (das 9h às 2h +/-) com a maior das calmas. Ou seja, é bem concretizável num dia só!

Como é um modelo muito simples o mais aconselhável são tecidos estampados! No entanto os estampados requerem um cuidado recobrado para as partes da frente e de trás, assim como as mangas. Para quando se unirem, o padrão bater certo.
Há que ter o cuidado de usar sempre agulhas para jersey em tecido com elasticidade, para as máquinas de costura não comerem, literalmente, o tecido!

Eu, nas as costuras só utilizei pontos zigue-zague, para a camisola não perder a elasticidade e a ponto a direito (com agulhas duplas) para a parte de baixos das mangas e da camisola.

Assim se obtém mais uma peça, muito depressa.




É preciso dizer que adorei a camisola? Não podia estar mais satisfeita!

10 comentários:

Eden disse...

Olá Ana.
Adorei!!!
O estampado é giríssimo e a camisola assenta-te super bem.
Qual o modelo que utilizaste?
Coisas simples e rápidas é o que eu preciso neste momento: preciso de muitaaaaaaaaaaaa roupa e o meu guarda-roupa está super desactualizado, pois tudo o que me costumava ficar bem está agora muito largo :(
Bjs.

Anónimo disse...

Adorei também, mas não entendi o q significa "ponto a direito"...
Como meu blog acabou ficando só para o assunto "bolsa" não posto minhas costuras (que não chegam aos pés das suas), mas tenho costurado inclusive esse tipo de tecido e gostaria de saber como melhorar.
Bjs

Catarina disse...

Eu adorei a blusa.
Não me aventuro em coser malha, pois a minha maquina é mt básica e acho que não cose este tipo de tecido, para grande pena minha.
Mas a tua está fantástica. Parece mesmo comprada na loja.
bja.

Ana's Closet disse...

Eden - utilizei o 108B, da Burda de Fevereiro de 2009. Também há uma versão de manga comprida! Este é mesmo muito fácil!
Tens é de seguir à risca o ponto zigue-zague ou ponto duplo (com duas agulhas) para não perder elasticidade.

Laila - é um pesponto! ohhh, tenho muita pena que não partilhes os teus trabalhos... porque é que não fazes um blog só para as costuras eoutros trabalhos que não bolsas?

Catarina - as malhas não quererem máquinas muito complexas, apenas os pontos mais básicos que há, que todas as máquinas têm. Basta usares agulha para malhas para não teres problemas.

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana - o primeiro modelo dos seus projectos ya concluído. Aqui, em Espanha, a palavra "camisola" é um significado diferente, uma vez que ele se refere a uma grande camisa usada por cima de um top. Também não tem um nome diferente, então dizer "camiseta".

obrigado por as declarações de costura. Eu sempre tenho problemas com tecido elástico.

beijos e até breve

Paco

Celina disse...

Está linda! Ia-te perguntar se tens uma máquina corta-e-cose porque estava a ver o ziguezague que fizeste para chulear a junção da manga ao ombro (penúltima foto)... Foi com um ponto ziguezague com a máquina normal? Fica perfeito! Eu também usei o pesponto com agulha dupla no meu vestido vermelho e fiquei super satisfeita com o resultado. E uma boa dica de resultados rápidos e bons, mesmo a jeito para equipar o guarda-roupa para agora (não encontro nada de jeito nas lojas).

Bunny disse...

Beautiful top and gorgeous fabric!

Ana's Closet disse...

Paco - obrigada pelo esclarecimento, não fazia a menor ideia!

Celina - Não tenho corta e cose, no entanto descobri entre os pontos que a minha máquina faz, esse que tu viste. É uma espécie de ponto zigue-zague duplo, que é muito parecido com os que vemos em roupas de pronto-a-vestir e só tenho de cortar o resto da margem que fica a mais.

Corteygrif disse...

Realmente um projecto simples e practico,gostei do tecido que usaste,muito bom gosto Ana.
tenho um jogo no blog para ti,espero que gostes de o fazer.
bom fim de semana
bjs
ROSA

Tany disse...

Ficou um espectáculo! Não há nada como fazer umas peças básicas de malha para ganhar balanço! Na semana passada também fiz um vestido e um top de malha estável(ainda não publiquei, tem-me dado pouca vontade de "blogar")