terça-feira, 24 de março de 2009

Evolução do casaco

Depois de ter sido o projecto que mais tempo me demorou a cortar o tecido (muitas peças), a semana passada começei a montar o puzzle!

Por esta altura, a parte de trás está toda montada, só falta mesmo chulear as costuras e fazer um pesponto (do lado direito do tecido) nas parte laterais (ver fotos em baixo).



Quanto à parte da frente, os bolsos avivados foram um castigo! Não me estavam a sair nada bem. Ainda os desfiz e refiz, e lá ficaram razoáveis. É uma coisa que ainda tenho de treinar, senão comprometo todos os trabalhos que as incluam.


Do lado esquerdo vê-se o direito do tecido e do lado direito o avesso.

No último post, a Celina perguntou-me se usava uma corta-e-cose para chulear as costuras. Infelizmente não tenho, mas descobri que a máquina de costura faz um ponto muito semelhante.
É o ponto 27 (azul) da tabela em baixo. (clicar na imagem para ampliar)



E por último, já comprei o tecido que vou usar para a confecção da camisa para o meu namorado! Estou com imenso receio....

9 comentários:

Diana C disse...

Parece-me que esta a ir muito bem! Vale sempre a pena o esforço, só o gozo q depois nos dá usar uma peça feita por nós e as coisas q aprendemos!! Fico a espera pa ver!!

Celina disse...

Estou a gostar de ver o alinhamento do casaco, claro que os acabamentos são sempre o que dá mais trabalho mas sabe tão bem ver as peças a juntarem-se e a formar algo. A tua máquina é toda cheia de pontos, que sorte. Quanto à camisa, apesar de eu própria também adiar coisas com "medo de", não há como "meter as mãos na massa", se as coisas não correrem bem, podes sempre aproveitar o tecido para outra coisa.

PS - Fico muito satisfeita que te vás dedicar ao tricô, e logo com uma bela escolha! Claro que te ajudo, no que conseguir podes contar comigo (envia-me as tuas questões para celina.jorge@hotmail.com). Agora, acho que não vou resistir a pedir-te uma receita ou duas, será que posso pedir-te isto?
Beijinhos

Eden disse...

Olá Ana.
O casaco está com um corte giríssimo!
O tecido para a camisa também promete ;)

A minha velha singer, toda mecânica, não tem essa tabelinha de pontos. Tem é uns discos para combinar com umas alavancas. Ainda não cheguei aí...
Mas com a tua dica preciosa (ajuda imenso ver o desenho do ponto), vou explorar a minha relíquia.
Bjs e boas costuras.

Tany disse...

O casaco está a ficar muito bem! Gosto destes "puzzles", quanto mais complicados melhor!

Bem, quanto aos bolsos avivados, são difíceis de conseguir bem à primeira (como quase tudo). Reforçar o sítio onde vão ser aplicados com entretela é essencial, e depois ter muito cuidado em coser de forma muito precisa, e ir passando a ferro com cada costura. O Paco escreveu um tutorial óptimo para bolso com paleta (que também leva vivos) e talvez escreva outro para o bolso avivado simples em breve. O método que ele explica é mais fácil (na minha opinião) porque é baseado em técnicas de automatização, ou seja, para produção em série. Também ajuda pensar que o bolso avivado é uma casa avivada, mas com as funduras de bolso aplicadas atrás em vez da vista. Há imensos métodos na net, talvez queiras dar uma espreitadela à compilação feita pela Sigrid (se não conheceres o blog de tutoriais dela, manda-me um email). Tens de descobrir o método que resulta melhor para ti e para isso há que experimentar!

Beijinhos!

Anónimo disse...

Corajosa você! Tenho certeza que chegará ao término com sucesso tanto no casaco quanto na camisa.
Achei interessante sua sugestão de outro Blog para minhas costuras. Estou pensando com carinho nisso.
Caso peça à Tany o endereço do blog de tutoriais da Sigrid, será que poderia passa-lo para mim?
Bjs

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana - o casaco é fantástico. Na verdade ele é um verdadeiro puzzle.... Eu já posto em meu blog o segundo tutorial de bolsos. É muito fácil, como você vê. Espero que gostem.

besos, Paco

Ana's Closet disse...

Eden - se aprenderes a trabalhar com esses discos, diz-me quluer coisa. A singer que tenho da minha avó também é assim e eu não sei trabalhar com outras peças =/

Laila - vou pedir sim. logo que saiba te informo. Fico muito contente que voçê esteja a ponderar essa opção!

Paco - obrigada, vai ser muito útil para o futuro, com certeza!

Ana Carina disse...

O casaco promete!!! Muitos cortes...muito trabalho!

Mas com certeza que ficará um casaco muito bonito e bem feitinho (já se vê).

O tecido da camisa é muito bonito! Compraste na feira dos tecidos?

Beijinhos

Ana's Closet disse...

Ana Carina - Não imaginas o trabalho que me está a dar! A ver se esta semana fica pronto. O tecido para a camisa não foi na Feira, lá tinha pouca escolha para camisas =/. Fui antes ao Ouro Têxteis, quase ao lado da Feira do Tecido na Baixa.