sexta-feira, 24 de abril de 2009

Blusa Etxart & Panno

Por ser um dos meus projectos preferidos e por muitos terem gostado dei preferência à confecção desta camisa!



Confesso que não foi nada fácil! Isto porque, segundo a tabela da revista Patrones, as minhas medidas batem certo com o tamanho 40 (o que é um bocado estranho logo à partida, pois costumo vestir 36).
Quando começei a montar a parte da frente e a parte de trás estava tudo largo! =/ Como calculei que as pregas (tanto na parte da frente como na parte de trás) iriam ainda tirar bastante volume fi-las logo e só ajustei as costuras laterais do fim. Isto também me obrigou a tirar bastante tecido das mangas, o que fui fazendo por tentativa-erro.

Pregas: a camisa supostamente leva um "vivo" em todo o decote, segundo as instruções. Eu achei que o decote já estava decente sem esse vivo e cosi-o como se de uma vista se tratasse. Passei um pesponto por todo o decote e só no final é que fiz as pregas. Para as coser com a máquina o tecido fugia um bocado e nunca batiam certo as costuras da prega com as os pesponto. Por isso, as pregas foram todas cosidas à mão!

Punhos: as mangas têm um efeito "à boca de sino" o que dá margem de possibilidades. Eu optei por ser fiel ao modelo original e usei elásticos, um bocadinho largos para poder arregaçar as mangas sem cortar a circulação.


Para quem quiser fazer este modelo tenho mais uma coisa a advertir: a parte de baixo de toda a camisa fica justa! (nesta parte não fiz qualquer alteração, só da cintura para cima) Por isso acho que o melhor método é medir o molde e comparar com as nossas medidas.
No blog da Sílvia,ela explica isso muito bem!

Foi dos trabalhos mais demorados que fiz até hoje. Não por ser própriamente difícil, mas tive de aprender a fazer o "fecho da frente" (parte dos botões), muito utilizado nos pólos clássicos, e a forrar botões (acho que dão toda a graça à camisa)
Apesar do percurso atribulado, adoro esta camisa! Bem fresca e confortável para o calor que começa a fazer!

9 comentários:

Sismada disse...

Parabens, lindo projeto! Ainda bem que posso ajudar em poucos post que tenho feito :) Um beijinh grande
Sílvia

Marca de Água disse...

Ficou lindissima!! Adorei o pormenor das preguinhas à frente! E acho tb que a cor é ideal para o estilo de blusa! Excelente!

Celina disse...

Ana, valeu a pena o trabalho nas pregas porque o decote ficou muito fofo. E sim, os botões forrados dão muita graça! Parabéns pelo desafio superado, a parte dos fechos à frente nesse tipo de camisas ainda me assusta um bocadinho...

Ann Made Studio disse...

You did a wonderful job with this top an it fits you very nicely. The neckline turned out great.

Eden disse...

Olá Ana.
Adorei a tua blusa. O detalhe do decote ficou fabuloso.
Beijinhos.

Tany disse...

Ficou lindíssima, com muito estilo!! E os botões ficaram a matar!
Os tamanhos da Patrones são um pouco diferentes dos da Burda e também têm mais folga... Pelo sim pelo não, o melhor é medir sempre os moldes!

Laila disse...

Gente, quanto trabalho...
Ainda bem que você conseguiu concluir e gostar da peça.
Mais uma vez parabéns.

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana - parabéns sobre a blusa. Tenho visto esta camisa no ano passado, na outlet destes designers e sua não tem nada a invejar. os botões revestidas sao fantástico.

mais beijos, Paco

Ana Carina disse...

Olá Ana,

Muito gira blusa...éu é que precisava de umas agora para o Verão. São peças práticas e muito confortáveis para usar no dia-a-dia.

Beijinhos