quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Casaco comprido

Está pronto desde sexta-feira, mas com fim-de-semana fora, começo de aulas e muitas coisa para pôr em dia é difícil arranjar tempinho para vos pôr a par do que ando a fazer.

A primeira grande alteração que fiz, foi substituir o cinto do casaco por botões, mas tinha de desperdiçar o mínimo de tecido possível, porque o casaco não tinha tecido extra para caseados.

Optei, assim por fazer aselhas, muito bem explicadas no grande livro da costura.

Como achei que ficariam melhor forrados, utilizei um workshop da burda. Não estão perfeitos, nem são definitivos. Mas são resistentes e a olho nu não dá para ver que são feitos à mão.




De resto, só cintei mais o casaco tirando-lhe algum tecido na parte lateral.


Uma das coisas que inicialmente pensei foi por chumaços. Mas o casaco já era justo e com chumaços ficava-me apertado. Pu-los então de parte. De qualquer forma penso que a parte dos ombros ficou suficientemente encorpada com o género de tecido de empreguei neste casaco.

Ficam as fotos:





Em relação ao forro, a ideia inicial era fazê-lo em dourado para ficar completamente contrastante. Mas infelizmente na loja não tinham e, de todos os que vi, lá escolhi o castanho escuro. Da próximo vez corro Lisboa toda se for preciso, mas hei-de ter o forro da cor que tinha pensado.
Entretanto já comprei mais tecido e já tenho uma grande lista de projectos, em breve apresento-a, mas sem prazo limite para acabar.

10 comentários:

Anónimo disse...

Aninha, ficou muito bom, mas tão sério!!!
Também acho que forro dourado teria ficado lindo, pena vc não ter conseguido. Não é uma cor muito facil de se ver por aqui também.
Bjs

Anónimo disse...

I love how this coat fits you.

Catarina disse...

Eu gostei imenso!
Acho que te fica lindamente.

Estou ansiosa para ver que tecidos compraste.

Tany disse...

Ficou lindo, e adorei a ideia das aselhas! Acho que fizeste muito bem em cintá-lo um pouco e obtiveste um casaco para durar! Parabéns!

Quanto a chumaços, normalmente acrescento sempre, mesmo que sejam muito finos... Por exemplo, no casaco que estou a fazer (e no qual não tenho tocado por falta de tempo), não mencionam chumaços nas instruções, mas vou acrescentá-los na mesma, só que mesmo muito finos, talvez até os faça eu mesma. O ombro fica um pouco mais cheio e suporta melhor o peso das mangas, sem abater atrás. No entanto, deves ser tu a decidir o que fazer, de acordo com a prova que fizeste. Beijinhos e parabéns!

Celina disse...

Ai Ana, ficou lindo!! Acho que está perfeito, e assenta tão bem. Também sou adepta de forros contrastantes mas sinceramente neste caso, sendo o tecido dessa cor, acho que esta cor de forro ainda resulta melhor do que o dourado...
Parabéns! Estás-me a inspirar para fazer um casaco também, mas já não deve ser para este Inverno ;)
Bjs

Eden disse...

Olá Ana.
O casaco ficou fantástico e os botões... bem!!! Não diria que foram forrados à mão.
Adorei!!
Bjs.

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana - é grande. É uma simples, mas elegante casaco. Muito bom detalhe da pinça na parte inferior da manga. Gosto da forro, dá um ar atemporal. Esta semana, recebi alguns kits para a linha botões que também querem experimentar.

besos, Paco

* Atelier Ao Meu Gosto * disse...

Estou de boca aberta!
Ficou um espectáculo :)) Foste tu que fizeste, bemmm PARABÉNS!!

Tens um jeito para a costura!

Adoro visitar-te

Bons trablahos,
Lena

Ann Made Studio disse...

Your jacket looks wonderful :)

Corteygrif disse...

Ficou muito bem Ana
gosto especialmente da gola,eu adoro as peças em que as golas e as mangas,diferenciam pelo corte que habitualmente vemos por ai!
fica te muito bem.
mais um belo projecto
parabens
bjs
ROSA