domingo, 14 de março de 2010

Camisola Meredith

Os modelos da Kim inspiram, e em particular o seu livro Thrown Together... cheio de receitas lindíssimas!



Já tinha ouvido falar da técnica Fair Isle, famosa por utilizar várias cores ao mesmo tempo num trabalho de tricot, intercalando-as. Como estava curiosa para experimentá-la e já tinha algumas lãs que sobraram de outros projectos juntei o útil ao agradável.

No total usei onze cores e trabalhei com agulhas nº 3. Como é obvio, demorei imenso tempo, cerca de 4 meses. E, parece-me que, tão depressa, não me volto a meter noutro trabalho com agulhas tão pequenas.

Adorei a experiência e o resultado, mas há certas coisas que se tem de ter em atenção...

Antes de começar a camisola fiquei com a suspeita de que as mangas eram um bocado curtas. Isto porque o comprimento do corpo da camisola e das mangas é o mesmo na receita. Como, no tricot, se começa por fazer as costas, depois a frente e por último as mangas... esperei até ter frente e costas feitas e vesti-las, para depois decidir se alterava ou não o esquema das mangas.
E a suspeita confirmou-se. Fiz uns calculos e, para que tudo a batesse certo, teria de acrescentar mais uma barra com motivos e outra em beje, que foi o que fiz.


Outra curiosidade, foram os canelados. A receita sugeria que o lado direito fosse o que aparece na primeira foto. Mas quando vi o avesso (segunda foto), achei-o muito mais interessante. Assim, adoptei o avesso para o direito da minha camisola.





(o avesso da camisola)

O mais trabalhoso foram os acabamentos. Como podem imaginar pela quantidde de cores que usei, no final de tricotar tudo, tive de rematar cada cor. Ou seja, muuuuitos nós.
No final de tudo chuleei as costuras à mão para dar um acabamento melhor e enconder os nós.

9 comentários:

Laila disse...

Ficou incrível. Nunca consegui fazer um trabalho de trico até o final. Minhas lãs sempre acabavam sendo doadas, pois eu não tinha a paciência necessária.
Parabéns

Celina disse...

Ana, estou completamente maravilhada. Tenho de te peguntar que lãs usaste?? É que além da textura parecer maravilhosa, as cores parecem iguais ao original! O resultado final está LINDO! As malhas estão perfeitas. MUITOS PARABÉNS!!! Estás uma perita em tricô! Essa obra não é para todos.
Mais uma vez pergunto, que lã/cores usaste? São todas da mesma marca? O maior obstáculo a eu começar essa camisola seria conseguir arranjar as cores indicadas.
Bjs

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Anne - você tem uma graça especial para fazer isso. Eu amo esta camisola, também seria um modelo bom para o homem.

Sismada disse...

Ana ficou linda!!!! Mesmo linda amei amei!!! pena não ter vocação oara tricotar ...
Beijinhos grandes

Ana's Closet disse...

Celina - não fiz nenhuma referência às lãs porque são das mais variadas qualidades!! Mas a maioria comprei nas lojas Brancal, do fio Le petit. Também usei outros de fios da mesma loja... embora não saiba já os nomes ao certo, mas consigo descobrir se quiseres.
Para completar, comprei alguns novelos nas lojas nos chineses. Eles têm lá fios acetinados muitos bonitos, com cores bem atractivas, além do preço super em conta(p.e. bordeau e cor-de-rosa)

A única coisa que tive em atenção, ao fazer a camisola, foi a grossura do fio. Como tinha uns mais finos que outros, optei por utilizar fio duplo em alguns! Assim, foi muito mais fácil encontrar todas as cores.

Em relação à comparação entre as cores que escolhi e as do modelo original: tentei ao máximo escolher as mesmas cores para não me confundir nos gráficos, mas quando estava a fazer a camisola é que decidia se optava pela cor sugerida ou por outra que mais se adequasse.

Rūta disse...

Can't understand what you are writing about, but the sweater looks amazing: nice colors and perfectly knitted.

a disse...

Antes demais, camisola linda!
Não é a primeira vez que passo por cá, mas é a primeira vez que comento, e devo dizer que desde o 1º momento fiquei encantada e inspirada com os teus trabalhos. São todos lindos! Fiquei especialmente "enfeitiçada" pelo casaco da DKNY +_+
Fica bem :)

Ann Made Studio disse...

WOW, your sweater is amazing, absolutely beautiful and I can see why it would take so long. The design is so detailed. You did a fabulous job.

Tany disse...

ADOREI!!!! E sei bem o trabalho que é fazer jaquard... Ficou PERFEITA!